TRADIÇÃO - Visita de Reis começa nesse sábado
08/11/2018
“Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra”, narra o Evangelho de Mateus (2,11) sobre o momento em que os Magos do Oriente encontraram o Menino Jesus.
Este episódio é recordado a cada ano por diversas companhias de Reis no Brasil. Formada em 15 de dezembro de 2009, a Unidos de Sertãozinho é uma das que tentam manter a tradição folclórica e, ao mesmo tempo, religiosa e popular.
Um dos idealizadores, Anderson de Oliveira conta que despertou interesse pela tradição aos 11 anos de idade, quando morava em São Joaquim da Barra.
“Eu acompanhava os foliões de São Joaquim desde a minha infância. Quando vim morar em Sertãozinho, em 2009, quis criar uma companhia para manter a tradição. Alguns foliões de Cruz das Posses começaram a me ajudar após a morte do Sr. Milton [coordenador da folia do distrito]. Ele nos pediu em vida a continuidade do grupo, e hoje participamos de diversos encontros na região, levando a mensagem do nascimento de Jesus”, disse Oliveira.
Com moradores de Sertãozinho, Cruz das Posses e Ribeirão Preto, a Unidos de Sertãozinho chega a 17 integrantes. O mais novo tem 30 anos. E o mais velho, 80.
O primeiro bairro a receber visita dos foliões será o Alto do Ginásio. O percurso começa nesse sábado, 10, e passará em outras regiões da cidade durante os dias de peregrinação. A festa acontece no dia 12 de janeiro, às 19h30, em uma área de lazer localizada na rua João Marques s/n, próxima à escola Profª Nicia Fabiola Zanutto Giraldi, do Jardim Canaã.
Segundo o Anderson de Oliveira, a festa foi programada para o dia 12 de janeiro devido ao compromisso de alguns integrantes no dia 6, em Ribeirão Preto.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.