Trânsito: Reflexão sobre os acidentes
12/03/2021
Cansado de ver notícias na imprensa regional, inclusive pelos canais de TV, constantemente, dos graves acidentes de trânsito com vítimas fatais no nosso país, cujo trânsito, um dos que mais mata no mundo, morrendo milhares de pessoas anualmente em acidentes, decidi mais uma vez abordar esse assunto.
Assim, diante disso é de se perguntar por que acontecem tantos infortúnios desses, constantemente por todos os lugares, no Brasil com vítimas fatais?
Para entendermos melhor esse grande mal que tem levado muitas vidas, quando não, ferindo gravemente as pessoas, necessário se faz, refletirmos do porquê dessas tragédias constantes, que decorrem por vários motivos.
Via de regra, presume-se que o acidente grave ocorre em determinado local por motivo da via pública nas cidades, ou rodovias, estarem mal conservadas, mal sinalizadas, pistas esburacadas ou outros defeitos, cujos fatores podem contribuir mesmo em muito, para acontecer acidentes graves com vítimas.
Por outro lado, também, ocorrem muitos acidentes graves em vias públicas locais e rodovias, as quais bem conservadas e bem sinalizadas. E da mesma forma tirando vidas ou deixando pessoas muito feridas. Então é de se perguntar igualmente, por que nesses casos acontecem também os acidentes?
Nós condutores sabemos que a previsibilidade e a conscientização das situações de perigo e dos cuidados necessários ao dirigirmos, são fundamentais para se evitar um acidente e que, a falta desses dois fatores, é o resulta na imprudência, na negligência ou na imperícia, dando causa a um acidente.
A Imprudência ocorre quando o condutor pratica no trânsito um ato perigoso, como dirigir em excesso de velocidade, não respeitar as regras e a sinalização no trânsito, fazer uma ultrapassagem sem segurança, agindo sem a cautela necessária, etc.; a Negligência, é a falta de precaução e desleixo do condutor ao dirigir um veículo com pneus lisos ou carecas, etc.; e a Imperícia, é a inexperiência do condutor ao conduzir um veículo sem o devido conhecimento teórico e técnico do mesmo. Motivos esses em que, um condutor ao praticá-los acaba provocando um acidente.
Enfim, todos nós condutores temos que dirigir com previsibilidade e sempre conscientes do perigo no trânsito, pois assim é que evitamos os acidentes, seja numa via boa ou numa via ruim. E ao poder público, cabe manter todas as vias públicas em perfeitas condições de acordo com o CTB, e aplicar sempre medidas necessárias visando evitar os acidentes, principalmente, nos locais de maior incidência, por motivo de falhas na organização do trânsito e sua sinalização ou qualquer outro motivo.
Eduardo Antônio Maggio é advogado e foi diretor de várias Ciretrans, e é colunista neste jornal.
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.