Um ano de pandemia, como está a sua ansiedade?

Um ano de pandemia, como está a sua ansiedade?

25/03/2021 

O Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade na pandemia, de acordo com algumas pesquisas. O isolamento social prolongado tem provocado mais stress e sentimentos de medo e angústia que podem desencadear doenças como a depressão, os transtornos de ansiedade e ainda aumentar o consumo de álcool e outras medicações.

Como você tem lidado com esse período tão crítico?

Talvez seja o momento de desligar um pouco do mundo externo e voltar mais para o seu autocuidado. Compartilho abaixo 5 dicas que vão te ajudar a amenizar a sua ansiedade:

01. Desligar os noticiários;

Sei que você quer se manter informada, porém neste momento diminua a frequência em que você acessa as notícias e os telejornais. Dê intervalos de pelo menos dia sim e dia não.

02. Se alimente bem;

Uma boa alimentação vai te ajudar a ter um sono melhor, mais disposição no dia a dia. Dê preferencia para alimentos naturais ou com mínimo de conservantes possíveis.

03. Reserve um tempo para você;

Faça coisas que você se sinta bem, que tenham sentido, leia um livro, assista aquele filminho que você gosta, arrume as roupas para doação.

04. Esteja conectada com pessoas que te faça bem;

A rede de apoio se torna fundamental neste período de pandemia e isolamento. Esteja conectada a pessoas que te faça bem. Reserve parte do seu dia para fazer uma chamada de vídeo para alguém que você goste muito, dê boas risadas, troque afeto mesmo que virtualmente.

05. Foque nas coisas que você pode controlar;

Nos sentimos mais ansiosos devido uma preocupação em excesso, neste cenário de pandemia isso se intensifica, pois não se sabe quais serão os próximos passos, porém isso você não tem como controlar. Você pode controlar como escolhe administrar o seu tempo. Utilize-o a seu favor.

Espero que estas dicas tenha te ajudado a pensar em possibilidades para lidar com este período tão crítico. Ressalto também a importância do atendimento psicológico, busque ajuda caso esteja difícil de lidar.

Um grande abraço, se cuide e se proteja.

 

Laís Almeida da Silva é Psicóloga. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •