Vacinação contra a dengue continua

Vacinação contra a dengue continua
Foto: Divulgação

26/06/2024

No último sábado, 22 de junho, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à vacinação contra a dengue. A adolescente Amanda Figueiredo, de 14 anos, foi a primeira a receber a vacina, na UBS “Francisco Xavier de Carvalho”, localizada no Conjunto Habitacional Ulysses Guimarães (Cohab 8). Foi um momento emocionante para a família. Segundo a mãe da jovem, Celma Figueiredo, que já teve dengue, “receber a vacina pela rede pública é um privilégio para a população. A palavra que traduz nosso sentimento é gratidão”.

A campanha continua ao longo dessa semana em todas as salas de vacina, imunizando crianças de 10 a 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h45, sem pausa para o almoço. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município recebeu do governo estadual apenas 2.067 doses para esta primeira etapa e até a tarde desta segunda-feira, 24 de junho, restavam cerca de 1 mil doses.

Para receberem a primeira de um total de duas doses, as crianças e adolescentes deverão estar acompanhados de um responsável. Será necessário apresentar o número do CPF e a caderneta de vacinação do menor.

IMPORTANTE!
Por questões de segurança, pessoas que tiveram dengue há menos de 6 meses e pessoas imunossuprimidas não devem receber o imunizante! Também não será possível aplicar outras vacinas na ocasião. A segunda dose será aplicada após 90 dias.

CRITÉRIOS PARA O ENVIO DAS DOSES AOS MUNICÍPIOS

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue. O imunizante está sendo destinado apenas a municípios com população a partir de 100 mil habitantes e que tenham tido transmissão da doença considerada alta na média dos últimos dez anos. Altas taxas nos últimos meses também são levadas em conta.

Por apresentar poucos casos de dengue em 2024, o Ministério da Saúde enviou para Sertãozinho as vacinas desta primeira etapa somente agora, no início do inverno. Ainda não há previsão para o recebimento de mais uma remessa do imunizante, mas a segunda dose de quem for imunizado está garantida.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •