Vacinas dos animais de estimação devem ser mantidas em dia

Vacinas dos animais de estimação devem ser mantidas em dia
Manter em dia as vacinas dos animais de estimação é uma responsabilidade de seus proprietários [Foto: Adilson Lopez]

Por oferecerem uma amizade incondicional, que muitas vezes funciona como terapia paralela para diversas condições emocionais, cada vez mais, os animais de estimação vêm ocupando um espaço maior na convivência com os seres humanos. Em função dessa proximidade, garantir o bem-estar e a saúde desses bichinhos tornou-se fundamental.

Semelhante com o que acontece conosco, cães e gatos podem ser acometidos por algumas enfermidades que só podem ser prevenidas por meio de vacinas. “Os primeiros anos de vida dos bichos de estimação necessitam de alguns cuidados especiais, e o principal deles é a vacinação, que estimula o sistema imunológico do cão ou do gato a formar células que agirão na defesa do organismo contra o ataque de determinadas doenças, que podem até causar a morte do animal”, explica o veterinário do Canil Municipal de Sertãozinho, André Lovato.

Preocupada em alertar os proprietários de animais de estimação sobre a importância da atualização das vacinas, a equipe do Canil Municipal preparou esquemas vacinais simplificados para cães e gatos, que podem ser conferidos abaixo:

CÃES
As cinco vacinas mais importantes que devem ser administradas nos caninos são:

- Polivalente (V10) - Previne contra a parvovirose canina, cinomose, coronavirose, leptospirose, parainfluenza, adenovirose canina e hepatite infecciosa. O cão deve recebê-la ainda filhote, a partir de dois meses de vida, em três doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma.
- Antirrábica – Protege contra a raiva animal, é de dose única e deve ser aplicada a partir dos quatro meses de vida. Depois disso, é necessária manutenção anual. Em Sertãozinho, a vacina antirrábica é oferecida de forma gratuita, no Núcleo de Controle de Zoonoses (3945-5369).
- Vacina contra giárdia - Previne a giardíase canina. Deve ser administrada também a partir dos dois meses de vida, sendo duas doses, com intervalo de 21 dias.
- Vacina contra tosse dos canis – É indicada a partir dos dois meses de vida e previne contra a gripe canina (tosse dos canis).
- Leishmune – Protege contra a leishmaniose visceral. Os filhotes podem recebê-la a partir dos quatro meses de vida, em três doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma.

GATOS
Devem receber pelo menos dois tipos de vacinas fundamentais para a saúde, sendo:

- Quádrupla felina - Previne o vírus da rinotraqueíte, a calicivirose, a panleucopenia felina e a bactéria Chlamydia psittaci (causadora de infecção no trato respiratório e ocular dos gatos). A 1ª dose deve ser aplicada a partir dos 45 dias de vida, a 2ª dose com 60 dias e a 3ª com 90 dias. Após esse procedimento, é necessária manutenção anual.
- Antirrábica - Protege contra a raiva animal, é de dose única e deve ser aplicada a partir dos três meses de vida. Depois disso, é necessária manutenção anual. Em Sertãozinho, a vacina antirrábica para gatos é oferecida de forma gratuita, no Núcleo de Controle de Zoonoses (3945-5369).
O Departamento de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta: é responsabilidade do proprietário manter as vacinas de seu animal de estimação em dia. Mais informações: 3947-3218.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •