Vereador de Sertãozinho solicita que a ligação para o 192 seja direcionada para o SAMU de Sertãozinho

Vereador de Sertãozinho solicita que a ligação para o 192 seja direcionada para o SAMU de Sertãozinho
Foto: Divulgação

04/03/2020

O vereador explica que todas as ligações da região são direcionadas para a central de Ribeirão Preto, ao todo 26 cidades, constituindo Ribeirão Preto como SAMU regional, podendo assim congestionar o serviço e consequentemente uma demora maior no atendimento à população; e muitos desses casos, minutos são preciosos para salvar uma vida.

Conheça um pouco mais desse trabalho

O SAMU é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Para acioná-lo, é só ligar 192. Isso quase todo mundo sabe. Mas, você sabe quando deve chamar uma ambulância do SAMU? E você conhece o trabalho dos socorristas, conhecidos também como samuseiros?

Como o próprio nome diz, o SAMU deve atender situações de urgência, como dores no peito de aparecimento súbito, situações de intoxicação e envenenamento, queimaduras graves, queda acidental, trabalho de parto com risco de morte da mãe ou do feto, crises convulsivas, acidentes de trânsito com vítimas, atropelamentos, hemorragias, perda da consciência (desmaios) e também quando há traumas graves no tórax, abdômen, crânio e fraturas de membros. O SAMU também faz remoção intra-hospitalar em casos quando o paciente tem agravo no quadro clínico e precisa ser transportado da UPA ou da Santa Casa para o HC ou HC UE, em Ribeirão Preto.

Ao ligar 192, a chamada será recebida por um atendente e também por um médico regulador na base centralizada em Ribeirão Preto. De acordo com as informações passadas pela pessoa que acionou o serviço, esse médico vai dando orientações de como proceder com a vítima e faz uma análise de qual tipo de ambulância deverá ser encaminhada até a ocorrência: uma USB (Unidade de Suporte Básico) ou uma USA (Unidade de Suporte Avançado).

As USBs funcionam com um condutor socorrista e um técnico de enfermagem e estão preparadas para atender pacientes com lesões de gravidade média a leve, como em acidentes de trânsito com vítima comunicativa.

Estão equipadas com mala de parto, mala de controle de hemorragia, mala de oxigenação, kit hipoglicemia, materiais para imobilização, pulso oxímetro, estetoscópio e esfigmomanômetro (aparelho para aferição de pressão arterial) e aspirador de secreções.

As USAs levam, além do condutor socorrista, um enfermeiro e um médico, e são destinadas a ocorrências em que há necessidade de intervenções médicas, nas quais os pacientes sofreram lesões graves (pacientes inconscientes e desorientados).

Entre os equipamentos estão desfibrilador/cardioversor com monitor de eletrocardiograma, respirador adulto e neonatal, incubadora de transporte, bomba de controle de infusão de medicamentos, mala de intubação de vias aéreas, mala de controle de hemorragia, mala de parto, mala de medicamentos de urgência, mala de Infarto Agudo do Miocárdio, mala de drenagem torácica e materiais para imobilização.

Entre setembro e dezembro do ano passado, as três viaturas do SAMU do município atenderam 2.425 ocorrências, sendo uma média de 606 atendimentos por mês. São cerca de 20 atendimentos diários, que podem chegar a até 35 atendimentos em 24 horas. Também, no último quadrimestre de 2018, o tempo médio de resposta foi de 7 minutos, que é contado a partir do contato feito pela central via rádio. (Texto produzido pelo vereador Renato Aparecido Schiavinato).


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •