Vereador de Sertãozinho sugere programa permanente de reforço escolar para alunos que foram prejudicados durante o período de ensino remoto

Vereador de Sertãozinho sugere programa permanente de reforço escolar para alunos que foram prejudicados durante o período de ensino remoto
Foto: Divulgação

01/03/2022

A Pandemia do Coronavírus impactou diversos setores da sociedade e, logo, causou estragos em inúmeros países. A educação, por exemplo, foi uma das mais prejudicadas, já que as aulas passaram a ser ministradas de forma remota.

Contudo, é sabido que, no caso do estudante brasileiro, muitos não tiveram acesso à tecnologia, o que resultou em um prejuízo durante o processo de ensino-aprendizagem, nos últimos anos.

Para amenizar esse cenário, um anteprojeto do vereador Fernando Francisco da Silva (Babá da Farmácia) apresentado, recentemente, na Câmara de Sertãozinho, sugeriu a inserção de um Programa Permanente de Reforço Escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Pelas informações do anteprojeto, “o programa teria por atribuição primária prover reforço escolar aos alunos matriculados nas unidades municipais de ensino, por equipes multidisciplinares de professores, assistentes sociais e afins, quando for o caso, obedecendo aos princípios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação ou por órgão por ela determinado, concomitantemente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”.

Ainda, segundo a redação da propositura, “o município poderia firmar convênios e/ou parcerias com os governos do Estado e da União, sociedade civil, empresas privadas, cooperativas, associações de moradores, cidadãos comprovadamente capacitados para tal finalidade e demais entidades voltadas à área da educação”.

“Penso que deveria haver um mapeamento dos alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas e/ou na percepção dos professores; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes com menor rendimento escolar durante o período de aulas remotas; produzir conteúdo específico, com a participação das Coordenadorias Regionais de Educação e, claro, entregar recursos necessários aos professores responsáveis pelas aulas destinadas aos alunos identificados com baixo rendimento escolar”, ressaltou o vereador Babá da Farmácia.


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