Vereador Dr. Wilsinho sugere um sistema na saúde pública que facilita a vida de pacientes e também dos profissionais da área

Vereador Dr. Wilsinho sugere um sistema na saúde pública que facilita a vida de pacientes e também dos profissionais da área
Foto: Divulgação

05/06/2019

O vereador Wilson Fernandes Pires Filho (Dr. Wilsinho) colocou em sessão, novamente, a pauta sobre a importância do SIS (Sistema Integrado de Saúde) em Sertãozinho que, em síntese, dentre outros recursos, permite o agendamento de consultas e o acesso ao prontuário on-line de todos os pacientes em qualquer unidade de saúde.

O vereador Dr. Wilsinho protocolou um anteprojeto nesse sentido, ou seja, solicitando a implantação do sistema, com prontuário on-line e agendamento facilitado de consultas com clínico geral, pediatra e ginecologia, para os usuários da rede municipal de Sertãozinho e Cruz das Posses.

“No ano passado, estive em Mogi das Cruzes, um município localizado na região Metropolitana de São Paulo com aproximadamente 450 mil habitantes, que adotou o Sistema Integrado de Saúde promovendo, assim, uma revolução no atendimento de saúde naquela cidade”, explicou o vereador Dr. Wilsinho.

Ainda, segundo ele, outra melhoria é a ampliação do sistema de agendamento de consultas por telefone, internet ou totens instalados em pontos estratégicos da cidade, contribuindo para a diminuição da fila por consultas na rede básica de saúde.

“O Cartão SIS identifica o usuário do sistema público de saúde e reúne informações essenciais para a realização de procedimentos da área da saúde como nome do paciente, nome da mãe, data de nascimento, CPF, número do prontuário, número do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e outros”, explicou Dr. Wilsinho.

Com o Cartão SIS, todo atendimento feito pelo paciente em qualquer unidade de saúde do município fica registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados nos postos, vacinas, entre outros.

No caso de Mogi das Cruzes, a Central de Agendamento avisa o paciente 48 horas antes de sua consulta, disparando SMS ou mensagens gravadas. Ela também faz pesquisas de satisfação do usuário, busca ativa de pacientes para tratamentos e avisa quanto às autorizações de exames.

É importante frisar que, o vereador Dr. Wilsinho, quando esteve em Mogi das Cruzes, pagou, com recursos próprios, todos os custos dessa viagem.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •