Vereador Lúcio da Rádio apresenta projeto de lei que institui medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais

Vereador Lúcio da Rádio apresenta projeto de lei que institui medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais
Foto: Divulgação

05/06/2019

Promover medidas de prevenção ao suicídio nas escolas municipais de Sertãozinho e Cruz das Posses. Esse foi o tema do Projeto de Lei 55/2019, de autoria do vereador e presidente da Câmara de Sertãozinho, Lúcio Martins de Freitas, discutido, aprovado e assinado por todos os vereadores, na noite da última terça-feira, dia 04.

De acordo com a propositura, “ficam instituídas medidas de prevenção ao suicídio na rede municipal de ensino, tais como: alertar e promover o debate na escola e na comunidade, suas possíveis causas e indicadores auxiliando educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem uma situação de risco de suicida potencial”.

Diversos vereadores elogiaram o projeto de lei e alguns contaram experiências pessoais. “Todos nós conhecemos algum caso, ou até mesmo tivemos que lidar com o tema na família. Este projeto tem por objetivo contribuir para a redução dos casos de suicídio entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes, e estabelecer uma diretriz para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições privadas visando ampliar o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional, estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção”, explicou o vereador Lúcio da Rádio.

Segundo ele, “palestras, dinâmicas em grupo, oficinas, filmes educativos e o estabelecimento de rede de apoio integrando professores, gestores escolares, pais, familiares e profissionais que possam contribuir com seu conhecimento, como psicólogos e assistentes sociais, entre outras ações, integram o pacote de medidas para tratar desse assunto”.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) do ano passado mostraram que, anualmente, quase 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio, sendo a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade.

“A sociedade está doente, e nós precisamos tocar nesses assuntos de modo a enfrentá-los, com sabedoria. Afinal, os problemas também são passageiros, não é mesmo?”, concluiu o vereador Lúcio.


  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Faça um
    Comentário
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •