Você conhece a Síndrome da Impostora?
05/01/2023
Se sentir uma farsa, acreditar que não tem capacidade para realizar algumas tarefas são pensamentos comuns em algumas mulheres.
A Síndrome da Impostora é um termo psicológico que descreve um padrão de comportamento no qual você dúvida das suas realizações, tem medo persistente de ser exposto como uma fraude e como incompetente.
A maioria dos pensamentos são sempre voltados para a insuficiência, essas mulheres buscam reafirmarem que não são adequadas para fazerem o que fazem.
Vale ressaltar que a síndrome da Impostora é conhecida popularmente, não é um diagnóstico.
Recebo em meu consultório frequentementee mulheres com esses pensamentos, sensações e vou deixar 03 dicas para você que se sente uma Impostora:
01. Relembre seu próprio valor:
Busque na sua história de vida as evidências de que você está onde está por mérito e dedicação.
02. Evite comparações:
Evite comparações com as outras pessoas, elas possuem outra realidade. Foque em você.
03. Treine a tolerância:
Nem sempre estaremos 100% preparadas para os desafios que vão aparecer, então tente ser paciente com o seu próprio tempo, com o processo de aprendizagem e diga sim para as oportunidades, pois você aprenderá durante o caminho.
Vale ressaltar a importância também de buscar tratamento psicológico caso esses pensamentos sejam frequentes e intensos.
Cuide de você, dos seus pensamentos, você é única e importante.
Um grande abraço.
Laís Almeida
Laís Almeida da Silva é psicóloga e colaboradora do Portal O Pinga Fogo. Atualmente, realiza trabalho com mulheres que desejam desenvolver relações brilhantes a partir da autoestima. É Criadora do Método Bem me Quero; autora do e-book “Bem me Quero - Resgate a sua autoestima e seja uma mulher poderosa” e, ainda, produz conteúdos ligados a esses temas em diferentes plataformas de comunicação.
CONTATO
Espaço Madri - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 2598
Telefone: (16) 9-9143-3707
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.