13/02/2025

Sertãozinho, a cidade que acolheu Maria Zeferina Baldaia, onde ela deu seus primeiros passos no esporte e construiu sua trajetória de superação, agora se torna peça fundamental na produção do documentário "Zeferina - Maria Brasileira".

Com filmagens ativas no município, a equipe da Grattitude Films, produtora responsável pelo longa, reforça a conexão da atleta com a cidade que ela escolheu para viver e deseja envolver ainda mais a comunidade e empresas locais nessa iniciativa inédita. A produção conta com profissionais prioritariamente locais e deve mostrar pontos importantes da cidade ao público das telas de cinema e streaming.

As gravações em Sertãozinho incluem entrevistas com familiares e amigos próximos de Maria Zeferina, além de cenas captadas em ambientes rurais, com destaque para os canaviais da região. “Um dos momentos mais emblemáticos do filme será a recriação da tradicional festa de Bom Jesus da Lapa, onde a atleta disputou sua primeira corrida aos 12 anos de idade”, destaca Lucas Bretas, diretor e roteirista do filme.

Bretas avalia que Sertãozinho é o ponto central das filmagens, que se consolida como o cenário que melhor representa a essência da trajetória de Zeferina. “Destacar a história da Maria é elevar também ao grande público o conhecimento sobre essa região que tem economia e pessoas de força e coragem como a nossa ‘Corredora dos Canaviais’”, ressalta Bretas.

A participação da cidade não se limita ao cenário. Profissionais locais também estão envolvidos no projeto, como a produtora Luana Roldão, nascida e residente em Sertãozinho, que tem sido peça-chave na seleção de locações e no suporte logístico para as filmagens.

"Para mim é muito significativo porque eu conheço a história da Maria Zeferina desde criança, lembro de quando estudava no SESI e a via correndo por lá. Todo mundo da cidade conhece ela e tem orgulho das conquistas dela. Desde que me graduei em Cinema, eu tinha essa meta de trabalhar em uma produção de longa-metragem. Eu fico muito feliz que o meu primeiro projeto seja da Maria Zeferina, que é uma atleta muito importante da cidade onde eu nasci", afirma Luana. Seu conhecimento sobre o setor cultural e sua conexão com a cidade possibilitam mais agilidade e eficiência na produção, e garante que as gravações ocorram nos melhores espaços disponíveis.

Além disso, figuras como Paulinho, marido de Zeferina e também ex-atleta, têm contribuído com relatos emocionantes e no contato com personagens fundamentais da história do filme.

Captação de recursos
A Grattitude Films busca ampliar a participação de Sertãozinho no projeto por meio de parcerias com empresas da cidade. O documentário possui aprovação da ANCINE para captação de recursos via incentivos fiscais, permitindo que empresas enquadradas no regime de Lucro Real destinem até 4% do Imposto de Renda devido para apoiar a produção. Apesar de já contar com o patrocínio de uma empresa local, a maior parte dos investimentos ainda vem de outras cidades, e a equipe espera que mais empresários de Sertãozinho se unam ao projeto em 2025.

“A importância desse documentário para a valorização da cultura e do esporte na cidade é imensurável. Maria Zeferina Baldaia é a maior representante esportiva da história de Sertãozinho, levando o nome do município a reconhecimento nacional e internacional”, acrescenta Samuel Prisco, Coordenador da Grattitude Films. Ele destaca ainda que a trajetória inspiradora da corredora, marcada por desafios e conquistas, reflete a força de um povo batalhador, e o filme tem o potencial de fortalecer esse legado, o que ainda incentiva novas gerações a sonharem e lutarem por seus objetivos.

Deixe seu Comentário