
Nova escola estadual, cujo convênio foi assinado em 2018, será construída em Sertãozinho a partir do mês de abril | Foto: Luciana Nascimento / PMS
Investimento de R$ 20 milhões para construção da unidade escolar é fruto de Parceria Público-privada
20/03/2025
O Governo Municipal de Sertãozinho tem a satisfação de compartilhar uma notícia aguardada há alguns anos na área da educação: o Governo do Estado oficializou a construção de uma escola destinada ao atendimento de 780 alunos do Ciclo 2 do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no bairro Jardim do Engenho. A previsão de início das obras é para o próximo mês de abril.
No dia 18, durante reunião com os representantes da empresa Aedifica, vencedora do certame para construção da unidade escolar, o engenheiro Elísio Alcântara Neto e a responsável jurídica, Angélica De Luca; além da secretária municipal de Educação, Elaine Silva; da secretária de Orçamento e Desenvolvimento Urbano, Mércia Giovana Piccoli Risques; da secretária de Conservação e Serviços Públicos, Gabriela Galon, e do secretário adjunto da pasta, Alberto Domingues Canovas; o prefeito Zezinho Gimenez relembrou as tratativas até que a conquista pudesse ser celebrada. “A área, de mais de 8 mil m², foi doada ao Estado objetivando, especificamente, a construção de uma escola pública estadual. Realizamos um forte trabalho junto ao Governo do Estado e à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) que, à época, tinha como presidente o atual deputado federal João Cury, que chegou a visitar nossa cidade para avaliação da área. Em abril de 2018, durante audiência com o ex-governador e atual vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, assinamos o convênio para a construção desta escola, que só foi licitada em outubro de 2024, pelo atual governador Tarcísio de Freitas”, detalhou Gimenez.
A construção da nova escola estadual prevê um investimento da ordem de R$ 20 milhões, oriundo de uma Parceria Público-Privada (PPP), que envolverá, também, gestão e operação da unidade escolar, limpeza, manutenção, gestão de infraestrutura e segurança. Os serviços pedagógicos estarão sob responsabilidade do Governo Estadual. A conclusão da obra está prevista para 2026.
A escola atenderá 780 alunos do 6o ao 9o anos e do Ensino Médio. “A escola vai atender os alunos que residem na região do Jardim do Engenho e que, hoje, dependem de transporte para se deslocarem para outras unidades escolares. Essa notícia é esperada há anos e estamos muito felizes”, disse a secretária municipal de Educação, Elaine Silva.
“O ideal seria que esta unidade escolar tivesse sido construída antes, pois a demanda por novas vagas nas etapas escolares mencionadas já existia. Porém, estamos radiantes com a notícia e só podemos agradecer ao governador Tarcísio por priorizar as obras estaduais na área da educação que, como já disse, é um dos dois principais pilares desta minha atual gestão”, concluiu o prefeito Zezinho Gimenez.