
Comitiva sertanezina se reúne com o vice-presidente Geraldo Alckmin, em Brasília/DF | Foto: Júlio César Silva/MDIC
04/04/2025
Diversas lideranças políticas e de entidades de classe se reuniram em Brasília/DF entre ontem, 02, e hoje, 03, por ocasião do evento Cana Summit 2025, organizado pela Orplana, que, além da programação oficial, propiciou a realização de importantes encontros entre representantes de municípios presentes e da esfera federal.
Uma dessas reuniões aconteceu ontem, 02, quando uma comitiva sertanezina composta pelo prefeito Zezinho Gimenez; pelo 2º vice-presidente do CEISE Br e CEO da Nova SMAR, Libânio Carlos de Souza; o gerente-executivo do CEISE Br, Paulo Garefa; o 2º diretor-secretário do CEISE Br e empresário da Renk Zanini, Frederico Biagi Becker; e o diretor da RX Brasil e da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone; participou de uma audiência com o vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Uma das pautas do encontro foi a formalização do convite para que o vice-presidente esteja presente à cerimônia de abertura da Fenasucro & Agrocana. Neste ano, o evento acontece de 12 a 15 de agosto.
Entretanto, a comitiva também tratou de assuntos diretamente ligados à indústria de biocombustíveis e bioenergias, como os programas Nova Indústria Brasil e Depreciação Acelerada. “Dentre os temas tratados, a necessidade do apoio do Governo Federal à expansão de mercado para a produção bioenérgica, com real acompanhamento da transição energética, foi um dos destaques. A busca por financiamentos e linhas de crédito para o setor também foi tratada junto ao vice-presidente”, pontuou o prefeito Zezinho Gimenez.
Na ocasião, em que também marcaram presença o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira Lima; o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg; e o secretário parlamentar do deputado federal Arnaldo Jardim, Lindomar José da Silva, ainda foi colocada à disposição do ministério o conteúdo programático da Fenasucro & Agrocana 2025, de modo que o MDCI possa demonstrar e colocar seus serviços à disposição da indústria bioenergética, aprimorando o relacionamento do setor com o órgão governamental.