
15/04/2025
Você já passou pela Avenida Marginal Amâncio Lopes e notou, no meio do bairro Lucia Fabro Sverzut, uma chaminé antiga, cercada pelo tempo e pelas memórias do que Sertãozinho já foi? Pois é, aquela estrutura é um retrato vivo do desenvolvimento industrial que impulsionou a cidade em décadas passadas.
Pensando no fortalecimento cultural do município, o vereador William da Silva Domingos (William Domingos) sugeriu ao Executivo Municipal a realização de estudos sobre a viabilidade de transformar a “Chaminé do Engenho Velho” em um ponto voltado à cultura e ao turismo.
O vereador justificou a proposta destacando a importância histórica e simbólica do local. Segundo ele, a chaminé guarda memórias da antiga atividade industrial que moldou o desenvolvimento econômico e social de Sertãozinho. A revitalização do espaço, segundo o parlamentar, poderia atrair visitantes e gerar oportunidades de lazer, aprendizado e conexão com a história da cidade.
“Preservar e revitalizar esse patrimônio, direcionando-o para um destino cultural e turístico, pode proporcionar inúmeros benefícios à população, como o fortalecimento do turismo local, a valorização da história, da identidade de Sertãozinho, além da criação de um espaço que possa ser utilizado para atividades culturais, exposições e eventos comunitários”, justificou o vereador William Domingos.