
Medidas promovem qualidade de vida e garantem clima adequado para o desenvolvimento das espécies | Foto: Guilherme Sircili
02/06/2025
Com temperaturas mais baixas, o Bosque e Zoológico Fábio Barreto deu início a uma programação especial com medidas específicas para amenizar o frio sentido pelos os animais silvestres. Entre as ações, estão as adaptações individualizadas, com a estruturação de ambientes específicos e aconchegantes, e o fornecimento reforçado de alimentos.
“Cada espécie de animal necessita de uma atenção específica para esse período. Nos casos dos peixes e répteis, que são pecilotérmicos, ou seja, não produzem o próprio calor corporal, nós tivemos que criar esse calor de forma artificial com ambientes aquecidos, como água quente e áreas mais ensolaradas” explica o responsável técnico pelo Bosque, Alexandre Gouvea.
Em relação à alimentação, são oferecidos alimentos mais calóricos e gordurosos e em maior quantidade. O objetivo não é aumentar o peso dos animais, mas sim a temperatura basal, que é a temperatura do corpo em repouso.
“Todos os animais atendidos tanto no Bosque quanto no CETRAS Morro do São Bento têm uma dieta balanceada, que nós estruturamos aqui. Nos períodos de baixa temperatura, recalculamos as quantidades para assegurarmos a qualidade de vida de todos”, afirma Alexandre.
Outras medidas também vêm sendo realizadas, como o monitoramento constante das condições físicas dos animais, principalmente os filhotes, o recolhimento estratégico para áreas específicas dos recintos, e a implantação de espaços com isolamento térmico.
Algumas medidas podem ser acompanhadas de perto pela população durante as visitas no Bosque. O bem-estar animal, inclusive dos silvestres, é um dos pilares que vem sendo promovido pela Prefeitura de Ribeirão Preto.