
03/07/2025
Com a inclusão do Meliponário no roteiro das visitas monitoradas do Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto, os estagiários da Divisão de Educação Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participaram de uma capacitação sobre o espaço.
O curso foi ministrado pela ONG Beer Or Not To Bee, parceira da Prefeitura na revitalização do Meliponário. Durante a formação, os participantes aprenderam sobre as mais de seis espécies de abelhas nativas — além das solitárias — suas características, funções ecológicas e formas lúdicas de apresentar o conteúdo ao público visitante.
“É fundamental mantermos nossos estagiários atualizados sobre todas as áreas do Bosque. Isso contribui para a formação desses futuros profissionais e qualifica ainda mais as atividades oferecidas ao público, garantindo uma experiência educativa mais rica e completa”, destacou Rafaela Gomes, chefe da Divisão de Educação Ambiental.
O Meliponário está aberto para visitação sem necessidade de agendamento. No entanto, para quem deseja aprofundar os conhecimentos sobre o universo das abelhas, a fauna e a flora do Bosque, além de temas relacionados à preservação ambiental, as visitas monitoradas são a melhor opção. Elas ocorrem de quarta a sexta-feira, no período da tarde, mediante agendamento prévio.
Mais informações sobre as visitas e o agendamento estão disponíveis no site da Secretaria de Meio Ambiente:
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/bosque-zoo/visitas-monitoradas