Nos últimos anos, a busca por serviços de saúde mental tem crescido gradativamente, e a terapia online tem se destacado como uma solução, com o objetivo de garantir acesso mais amplo, rápido e inclusivo aos serviços de saúde mental no âmbito do município. Pensando nessa demanda, o vereador Renato Schiavinato (Renatinho) solicita a contratação desses profissionais de forma on-line também.
Essa modalidade de terapia, faz se tornar possível que moradores de áreas rurais, distritos mais afastados ou pessoas com restrições de deslocamento possam receber suporte psicológico sem a necessidade de comparecimento presencial. Essa possibilidade de receber o tratamento com mais acessibilidade pode a diminuir os casos de ansiedade e depressão, que aumentaram desde a pandemia.
“Permanecer deitado, mesmo sem sono, pode ser um reflexo de distúrbios psicológicos como depressão ou fadiga mental. Essa condição pode se tornar um obstáculo para buscar ajuda, já que sair de casa para uma consulta se torna quase impossível. Os especialistas chamam isso de Clinomania”, explica o vereador Renatinho.
Esse formato facilita o acompanhamento contínuo, e consultas com psicólogos online permitem que pacientes recebam o atendimento sem a necessidade de deslocamento, trazendo eficácia no tratamento.