Programa integra nutrição, biologia e medicina veterinária, com dados atualizados em tempo real | Foto: Guilherme Sircili / Divulgação
O Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto iniciou neste mês de setembro a utilização do Zoo 360, software desenvolvido pelos próprios técnicos da instituição que integra, de forma inédita, as áreas de nutrição, biologia e medicina veterinária, com atualizações em tempo real.
A ferramenta representa um avanço para a gestão de animais silvestres, ao unificar processos e garantir mais eficiência nos cuidados. “O programa nasceu da necessidade de modernizar os registros de entrada de animais tanto do Zoológico quanto do CETRAS. O método anterior era arcaico. Durante três anos estudamos e estruturamos o Zoo 360, que hoje é realidade. Não existe no mercado um software tão completo quanto esse, que integra diferentes áreas de forma simultânea”, destacou Otávio Almeida, responsável técnico pelo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) Morro do São Bento e um dos idealizadores do sistema.
Com a implantação, todo animal que chega ao Zoológico ou ao CETRAS já é cadastrado no programa. Outra inovação é a capacidade de auxiliar o setor de nutrição na elaboração de dietas adequadas, ajustadas inclusive às variações climáticas. “Antes, todos os cálculos nutricionais eram feitos em planilhas que precisavam ser constantemente atualizadas. Agora, com o Zoo 360, conseguimos agilidade e maior precisão no acompanhamento. O sistema atende nossas necessidades, otimiza processos e integra as áreas envolvidas”, explicou Alexandre Gouvea, responsável técnico pelo Bosque e Zoológico Dr. Fábio Barreto e um dos desenvolvedores do software.
O Zoo 360 vinha sendo discutido e estruturado há três anos, mas sua implantação só foi possível em 2025, por meio de uma parceria viabilizada pela atual gestão com a concessionária EcoNoroeste. Como foi totalmente desenvolvido pela equipe técnica do Bosque, não gerou custos adicionais, sendo necessário apenas o investimento em manutenção de servidor para garantir as atualizações em tempo real.
Mesmo com implantação recente, o software já é referência para outros empreendimentos de cuidado animal, como nos municípios de Criciúma (SC) e São José do Rio Preto (SP). Pelo caráter inovador, os técnicos responsáveis foram convidados a publicar um artigo científico sobre o programa na revista Ciência Animal Brasileira, da Universidade Federal de Goiás, com circulação nacional e internacional.
A Prefeitura de Ribeirão Preto segue apoiando iniciativas que unem inovação e compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar dos animais, fortalecendo o Bosque Zoológico Dr. Fábio Barreto como referência nacional em cuidados e preservação da fauna silvestre.