Ciente do aumento de casos de esporotricose em gatos, a vereadora Marília Gabriela (Marília Protetora) solicita um espaço específico na UBS Animal “Elza Moschini Marques”, destinado ao tratamento e acompanhamento de gatos com a doença, visando o controle da zoonose e a proteção da saúde pública e animal.
A doença tem aumentado bastante em populações felinas de áreas urbanas, sendo a esporotricose uma zoonose causada por fungo, com a maioria dos portadores sendo gatos, que podem transmiti-la aos seres humanos por meio de arranhaduras.
Diante deste cenário, há uma demanda por ações concretas de prevenção, diagnóstico e tratamento por parte do poder público. Por isso, a criação de um espaço específico na UBS Animal permitirá o atendimento adequado dos casos, com estrutura apropriada para isolamento, medicação e acompanhamento clínico.
“Além de possibilitar o tratamento e a prevenção adequados para os animais, também haverá ações educativas voltadas à população e o correto encaminhamento das notificações à Vigilância Epidemiológica”, declarou a parlamentar.
Essa medida contribuirá diretamente para o controle da esporotricose, a promoção do bem-estar animal e a proteção da saúde da comunidade, tornando o município um lugar mais seguro para todos, tanto para os animais quanto para os humanos. Diante do exposto, aguardo manifestação do Poder Executivo.