Copa do Mundo, dados e curiosidades
11/04/2018
Nesta edição, vamos continuar falando sobre alguns dados e algumas curiosidades das histórias dos mundiais.
1- Desde o início ficou definido que a Copa do Mundo seria disputada em quatro em quatro anos. Na edição passada mencionamos o primeiro mundial, em 1930.
2- O mundial de 1934 foi realizado na Itália, pátria do ditador Benito Mussolini, que disse claramente: “A Itália tinha que vencer a copa”. Na visão de Mussolini, uma nação forte tinha que ser vencedora em todos os campos, inclusive no futebol.
3- Para formar uma seleção forte, os italianos recrutaram filhos de imigrantes que soubessem jogar futebol, os chamados oriundi. Só da Argentina foram quatro: Monti, Guaita, Orsi, De Maria. Do Brasil foi o ex-ponta direita corinthiano Filó, que teve a honra de ser o primeiro brasileiro campeão do mundo, mas com a camisa da Azzurra. Filó jogou com nome de Guarizi.
4- Para a alegria maior de Mussolini, a Itália conquistou a copa ao vencer a Tchecoslováquia pelo placar de 2 a 1, em 10 de junho.
5- O Brasil teve sua pior participação na história dos mundiais. Foi eliminado logo no primeiro jogo ao perder para Espanha por 3 a 1, em 27 de maio.
6- Como represália pela ausência das principais forças europeias na primeira copa, o Uruguai não participou do segundo mundial, e também da próxima competição, na França.
7- O mundial de 1938 foi realizado na França e teve a Itália como bicampeã ao vencer a Hungria por 4 a 2, em 19 de junho, diante do menor público (15 mil pagantes) já registrado nas finais dos mundiais.
8- O Brasil, finalmente, mostrava seu melhor futebol ao mundo. Em cinco jogos foram três vitórias, um empate e uma derrota. Na disputa pelo terceiro lugar, a Seleção Canarinho venceu a Suécia por 4 a 2, em 19 de junho.
9- Leônidas da Silva (Brasil) foi o artilheiro da Copa de 1938 com oito gols. Elogiado pela imprensa mundial, transformou-se no grande ídolo da época. Recebeu o apelido de “Diamante Negro”, que acabou sendo a marca de um chocolate.
10- O jogo entre Suécia e Áustria, pelas oitavas de final, não foi realizado, porque a Áustria acabava de ser anexada pela Alemanha nazista.
Até a próxima!
- Imprima
esse Conteúdo - Faça um
Comentário - Envie para
um amigo
Comentários
Nenhum comentário até agora.