04/02/2025
A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal de Orçamento e Desenvolvimento Urbano, está realizando uma consulta popular online para elaboração do Plano Plurianual (PPA) com o objetivo de elencar as prioridades da população. O levantamento segue aberto ao público até dia 21 de fevereiro.
Os apontamentos da população acerca de obras e serviços para os bairros representam a primeira etapa para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), referente ao quadriênio 2026/2029.
Para participar, o morador deve acessar o formulário por meio do link o site da Prefeitura (www.sertaozinho.sp.gov.br) – o banner de divulgação está posicionado logo no início da página e basta clicar nele para ter acesso ao formulário.
Na pesquisa, será necessário informar o bairro em que o cidadão reside e elencar quais melhorias a sua região mais necessita. Vale destacar que, os dados serão compilados pela equipe para traçar e estabelecer as metas.
O Plano Plurianual é uma importante ferramenta de planejamento de médio prazo do governo, ou seja, tem por objetivo definir as prioridades e metas a serem alcançadas ao longo de um período de quatro anos. Além disso, visa orientar a execução das políticas públicas e a destinação de recursos financeiros de forma estratégica e eficiente, chegando a quem mais precisa.
Outro pilar importante é o Orçamento Participativo (OP), que desempenha um papel importante na elaboração do Plano Plurianual, tendo como objetivo garantir que as prioridades da população sejam consideradas na distribuição de recursos e na definição das políticas públicas. É por meio desse processo que os moradores têm a oportunidade de sugerir e discutir projetos ou ações que consideram prioritários para sua comunidade. Além disso, promove a participação ativa da população, garantindo que as necessidades da população sejam apreciadas.
Neste contexto, existe a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, há um elo entre esses dois documentos.
NOTÍCIAS
04/02/2025 07H30