
07/07/2025
O vereador Renato Aparecido Schiavinato, popularmente conhecido como Renatinho Schiavinato, apresentou em sessão, requerimento solicitando ao Executivo Municipal a realização de estudos que possibilitem oferecer um atendimento diferenciado e preferencial aos pacientes que retornam à UPA com os mesmos sintomas, em um curto intervalo de tempo.
De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo garantir mais atenção aos pacientes que já passaram por avaliação médica, mas não obtiveram melhora em seu quadro clínico. “O paciente que volta à UPA pela quarta, quinta vez, em poucos dias, com os mesmos sintomas, não pode ser tratado como se fosse o primeiro atendimento. Os procedimentos têm que ser diferentes”, destacou Renatinho.
Geralmente, quem retorna ao pronto-atendimento em tão pouco tempo o faz por persistência ou até agravamento dos sintomas, o que exige maior agilidade na reavaliação e possível mudança na conduta clínica.
“Estamos falando de pessoas que continuam sofrendo mesmo após passarem por atendimento. Por isso, é justo que tenham prioridade no retorno, evitando desgaste físico e emocional, além de possíveis complicações”, completou o vereador.