O vereador Antonio César Peghini (Cesinha Peghini), apresentou em sessão uma indicação que sugere ao Executivo Municipal a autorização para que professores e demais servidores das escolas da rede pública possam consumir a merenda escolar, juntamente com os alunos, nos locais onde ela é oferecida.
De acordo com a proposta, o direito ao consumo da merenda pelos profissionais da educação deverá respeitar a prioridade absoluta dos estudantes, sem implicar em custos adicionais ou prejuízo a benefícios já garantidos, como o vale-alimentação. O consumo deverá ocorrer dentro das unidades escolares, junto aos alunos, como forma de fortalecer o espaço de convivência, integração e prática educativa.
Segundo Cesinha, a medida busca valorizar o papel pedagógico da refeição:
“Os professores são referência para os alunos. Compartilhar esse momento com eles não é apenas uma questão de alimentação, mas uma oportunidade de educação nutricional, integração e fortalecimento da comunidade escolar”, afirmou o parlamentar.
A proposta ressalta que não há impedimento legal no âmbito do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quanto ao tema, e que a regulamentação em nível municipal garantiria segurança aos gestores públicos.